Perguntas frequentes
Quanto custa o sistema de energia solar?
Os sistemas são dimensionados de acordo com a necessidade do cliente, o custo pode variar
dependendo de outras características relacionadas ao imóvel e local de instalação.
Todas essas informações são calculadas pela nossa equipe de engenharia para definir o melhor equipamento e investimento final do seu sistema fotovoltaico.
Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica funciona a partir de tecnologias que captam a luz solar e converte em energia elétrica.
Hoje, esse tipo de sistema de energia solar são muito utilizados por residências e empresas em todo o Brasil, sendo uma ótima opção para economizar na conta de luz com o uso de uma energia alternativa, renovável e limpa.
Como eu faço para instalar energia solar?
A instalação de um projeto fotovoltaico é feita por empresas especializadas em energia solar, que cuidam de todas as etapas técnicas e burocráticas do processo e entregam para você o sistema já funcionando.
Qual é o tamanho (potência) do sistema que eu preciso para produzir energia solar para a minha casa ou empresa?
Criamos uma calculadora de energia solar que faz essa conta para você.
O sistema de energia solar faz barulho?
Não, ele é super silencioso. O modulo fotovoltaico produz energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, que não produz
barulho algum.
Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?
Tecnicamente, não.
O sistema de energia solar é conectado no quadro de luz do imóvel e a energia que o painel produz é distribuída por toda a sua casa ou empresa, alimentando tudo o que estiver conectado na tomada.
No entanto, é possível dimensionar o seu sistema de modo que ele produza apenas a quantidade de energia que é consumida pelos aparelhos de ar-condicionado.
Como o sistema de energia solar funciona a noite?
O sistema de energia solar não produz energia
durante a noite e nesses períodos a sua casa ou
empresa é atendida pela energia da distribuidora.
Durante as horas do dia, o seu sistema segue
produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 95% na conta de luz.
Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaico conectado na rede?
Não. Por lei, todos os consumidores conectados à malha elétrica devem pagar pelo custo de disponibilidade da rede, incluindo os consumidores com gerador de energia solar. Essa taxa mínima de luz, como é conhecida no popular, é a forma de arrecadação utilizada para cobrir os custos com a manutenção, reparos da rede e iluminação pública.
Dessa forma, mesmo que o seu sistema consiga suprir todo o consumo de sua casa ou empresa, a sua conta de luz nunca será “zerada”, embora a redução do valor possa chegar em até 95% todo mês. De acordo com a Resolução Normativa N°414, de 09 de setembro de 2010, artigo 98, o custo de disponibilidade deve ser calculado por um consumo mínimo em kWh convertido em reais pelo valor da tarifa vigente, segundo as regras:
I – 30 KWh conexões monofásicas (2 Condutores);
II – 50kWh para conexões bifásicas (3 condutores);
III – 100kWh para conexões trifásicas.